top of page

“Na minha visão, nós temos a melhor Fenatran de todos os tempos”

A frase de Luciano Cafure, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus resume o resultado do espaço da VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, que com 4200 metros quadrados de área construída, trazia experiências exclusivas e inovadoras criadas pela LGL Case.


Foto do vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche.

Foto do Diretor de marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Luciano Cafure.


Para a criação do incrível espaço da VWCO (Volkswagen Caminhões e Ônibus), na 23ª edição do Salão Internacional do Transporte de Cargas, na Fenatran 2022, em São Paulo, a LGL Case conseguiu de forma impecável traduzir o novo conceito de brand design da Volkswagen mundial, criado na Alemanha, em 2020. O resultado foi surpreendente: todas as pessoas que passaram pelo maior estande da feira, com mais de 4200 metros quadrados de área construída e integrada, vivenciaram uma experiência única e extremamente inovadora. “Nós tínhamos um desafio grande para essa Fenatran porque a Volkswagen mudou a comunicação visual antes da pandemia e tínhamos que entender esse novo padrão mundial, traduzir para o nosso mercado e aplicar na Fenatran”, disse Luciano Cafure, Diretor da VWCO. “Temos um manual de mais de 600 páginas que ensina esse novo padrão em cada detalhe. E a LGL foi a que mais entendeu o nosso briefing, se aprofundou no processo e entregou um resultado espetacular”, completou.


VWCO (Volkswagen Caminhões e Ônibus), na 23ª edição do Salão Internacional do Transporte de Cargas, na Fenatran 2022, em São Paulo.

Para que as pessoas pudessem ter uma real imersão no espaço, nas cores do novo conceito de brand design e conhecer a fundo esta nova geração de caminhões – por lá, estavam expostos 16 modelos das famílias VW Delivery, Constellation e Meteor, além dos elétricos VW e-Delivery, que representam o maior desenvolvimento da história da montadora alemã nesse setor – a LGL criou formas criativas de interação e entretenimento, que foram muito além da simples apreciação. “Tivemos 200% de elogios. Contamos com a presença do Presidente mundial e VP mundial de RH da Group Traton, VW, e eles ficaram impressionados. Segundo palavras deles, fizemos melhor do que o apresentado na IAA, da Alemanha, principal feira do setor na Europa e do que eles próprios dos veículos leves. Realmente, a LGL trouxe algo a mais”, pontuou Luciano Cafure, diretor de Marketing da VWCO.


Um dos diferenciais foi o test drive que dava a oportunidade de dirigir o VW Meteor, o maior veículo Volkswagen do mundo no “espaço dos Gigantes”, que contava ainda um megapainel de instrumentos do caminhão e uma versão do seu novo cockpit em uma tela de 65 polegadas com todas suas funcionalidades a partir de 2023. Outras duas interações que fizeram sucesso foram a experiência de direção do VW e-Delivery 11 toneladas, caminhão elétrico da Volkswagen, por meio do dinamômetro, que uma grande tela de LED, proporcionava ao visitante a real sensação de dirigir o veículo nas ruas, e um simulador de corrida de caminhão num game da Copa Truck, em que os competidores, além de se enfrentarem virtualmente, recebiam “visitas-surpresa” dos pilotos da VWCO para jogar com eles.


Espaço ESG da VWCO (Volkswagen Caminhões e Ônibus), na 23ª edição do Salão Internacional do Transporte de Cargas, na Fenatran 2022, em São Paulo.

Totens interativos para cada veículo com todas as informações e um espaço totalmente dedicado às práticas ESG, (responsabilidade ambiental, social e de governança), com uma experiência virtual, em que as pessoas puderam “navegar” pelo caminhão e conferir os principais sistemas e componentes do VW e-Delivery 11 toneladas e sua tecnologia de zero emissões, também foram diferenciais de inovação trazidas pela LGL ao estande da VWCO, que em termos de experiências únicas, foi o melhor. “Não teve uma pessoa sequer, que entrou aqui ou que passou no nosso estande, que não tenha elogiado o padrão, a qualidade e a interatividade nas atividades com nossos clientes finais. Então, a LGL inovou, mais uma vez, trouxe elementos que não vimos em nenhum outro estande” disse Alouche, acrescentando. “A entrega realmente teve uma qualidade superior ao que a gente imaginava antes da feira”.


Convenção VWCO Fenatran 2022


Além do estande, a Volkswagen Caminhões e Ônibus contou com um espaço exclusivo no auditório para a realização da Convenção VWCO Fenatran 2022, durante todo o período de realização da feira. Foram mais de 1400 participantes, de todo o Brasil e exterior - entre dealers, concessionários, totalmente voltada para a área comercial e vendas. Os participantes chegaram em São Paulo, um dia antes, após o check-in no hotel, e participaram de um jantar de confraternização no restaurante Fogo de Chão. Na manhã seguinte, participaram das palestras e mesas redondas com as novidades, como o motor Euro 6 e outras tendências do setor. Ao meio-dia, foram recepcionados no estande Volkswagen Fenatran 2022, para o business lunch no restaurante VWCO do espaço VIP. No período da tarde, iniciavam o tour de visita guiada pelo estande para conhecer todos os lançamentos e ativações, sempre acompanhados por técnicos e engenheiros da VWCO que mostravam todos os detalhes dos novos modelos. Também, foram convidados a realizar os test drives experience, que integraram as mais inovadoras tecnologias e os novos caminhões, para que todos pudessem vivenciar as experiências mais realistas com os lançamentos da Volkswagen.


Sete anos fazendo a diferença


Inovadora e conectada, a LGL Case é uma agência de marketing de experiência e eventos com visão 360°, que a cada ano cresce mais pela expertise de promover experiências únicas. A criatividade e a irreverência são características que chamam a atenção do mercado, em especial, de marcas internacionais, que confiam 100% suas ações nas mãos dos profissionais da agência. “Os projetos acabam virando cases e criando belas histórias”, diz Luís Gustavo Costa, CEO da agência LGL Case.


E que histórias! Com sete anos de existência, a LGL Case já realizou mais de 1000 ações de cross marketing, em que conecta marcas e gera novos negócios, com a participação de mais de 400 mil pessoas que vivenciaram essas experiências criadas pela empresa, desde a estrutura até a gestão. A agência também desenvolve ações promocionais, segmentadas e interativas; feiras e estandes, projetos em 3D, montagem, identidade visual, estrutura e produção. A LGL atua ainda em comunicação e marketing, desenvolvendo projetos e comunicação visual; estratégias por meio de consultoria e planejamento de ações; produção editorial e ações de marketing digital com criação, gestão de conteúdo e campanhas.


É a agência oficial do Grupo Volkswagen, além de ter feitos diversos eventos automotivos em geral, como para a McLaren, Jaguar Land Rover e BMW, por exemplo. Também possui a conta da empresa norte-americana Tishman Speyer e Femsa Coca-Cola. Criou e executou o projeto da pop up store dos carros Tesla, no CJ Shops na Haddock Lobo, para a Osten Group. Em 2019 e 2020, foi vencedora do prêmio “Menção Destaque Agências”, pela Liga Brasil Promo. “Nosso diferencial é realmente fazer a diferença”, pontua Costa.


Entre os grandes eventos feitos pela LGL Case, destaque para o Parque Jaguar Land Rover, em 2018, que levou a marca à sétima posição de melhor evento em nível mundial no ranking global da montadora; o Espaço Evoque, em 2019, na Avenida Faria Lima, premiado como um dos três melhores da Jaguar Land Rover Global. Em 2020, destaque para o Cine & Soccer Grand Brasil BMW, que reuniu 50 carros por dia; o Men´s House, espaço onde as melhores marcas do universo masculino se complementavam em experiências exclusivas; a Expo Vision Jeunesse, com transmissão para 18 países; Pop-up J